-
Arquitetos: David Chipperfield Architects
- Área: 25000 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Simon Menges
-
Fabricantes: Goppion, Stretch Ceilings
Descrição enviada pela equipe de projeto. Fundada em 1768, a Royal Academy of Arts é a instituição artística mais antiga da Grã-Bretanha. Desde 1868 está sediada em Burlington House, em Piccadilly, no centro de Londres. Em 1998, a RA adquiriu o 6 Burlington Gardens, um edifício italiano de tamanho similar localizado imediatamente ao norte de Burlington House e orientado na direção oposta. Originalmente projetado na década de 1860 como a Casa do Senado da Universidade de Londres, o 6 Burlington Gardens já havia sido modificado ao longo dos anos. O masterplan envolvia a conexão das instalações de Burlington House e Burlington Gardens tanto em termos físicos quanto ideais.
Um novo programa teve que ser desenvolvido para 6 Burlington Gardens para dar coerência a todo o complexo. Promovendo a reforma dos dois edifícios tombados em grau II, o plano diretor se baseou nas estruturas existentes, abrindo áreas anteriormente fechadas enquanto introduzia uma série de intervenções pontuais que vão desde o reparo e restauração até a introdução de elementos contemporâneos. Uma nova rota através do centro dos edifícios proporciona uma ligação pública entre Piccadilly e Burlington Gardens, ligando as entradas principais de ambos os edifícios.
Esta nova rota leva do corredor de tijolos, anteriormente utilizado para armazenamento, até uma nova ponte de concreto moldado in loco, ao mesmo tempo em que se dividem as escolas RA. A ponte, que abriga um elevador e uma escada, faz a mediação na mudança de nível e dos diferentes eixos dos dois edifícios. Ela também tem vista para um novo jardim de esculturas para as Escolas RA, tanto expondo como integrando sua atividade no campus. A transformação de 6 Burlington Gardens inclui o restabelecimento de um teatro na extremidade oeste do edifício. Isto exigiu a remoção de um andar que havia sido acrescentado e a recolocação da histórica sala da British Academy.
O novo auditório, com 250 lugares, é semi-circular e modelado em um anfiteatro clássico ou teatro científico. Ele é acessado pelo topo e as grandes janelas do clerestorio foram totalmente reintegradas. A antiga sala do Senado foi restaurada e serve como uma nova cafeteria, enquanto uma das menores salas do comitê é agora uma galeria de arquitetura. As históricas salas de laboratório foram realinhadas como um enfileiramento de espaços de galeria contemporâneos, iluminados durante o dia. A grande sala do lado leste do edifício, originalmente uma biblioteca, agora serve como galeria de coleções que abriga o Taddei Tondo de Michelangelo, anteriormente localizado nas salas do Sackler.
A já mencionada sala da Academia Britânica permanece com suas janelas originais e está agora cercada por um novo prédio de concreto aparente, de frente para o jardim de esculturas. Foram feitas pequenas intervenções em Burlington House, melhorando o funcionamento operacional de ambos os edifícios. Estas vão desde a gestão de arte até novos vestiários, banheiros e bilheterias. O projeto inteiro coincide com o 250º aniversário da Royal Academy, ampliando significativamente seu espaço enquanto conecta Piccadilly a Burlington Gardens em nível urbano, com um programa cultural.